quinta-feira, 11 de junho de 2009

METOS DE ENSINO

  • É de suma importância que a criança com tdah no contexto escolar tenha uma educação democrática, de qualidade, realizada por profissionais que cooperem entre si, com objetivos em comum, que respeitem a diversidade e valorizem as peculiaridades da criança em si.
  • Constata-se que falta para os mesmos o compromisso com o real envolvimento e também a busca por mudanças nas propostas educacionais escolares e nas organizações curriculares. Verificamos que o mais importante é a prática cotidiana, na qual o educador estará constantemente interagindo com a criança e mostrando com suas atitudes novos valores que venham a propiciar o crescimento e o desenvolvimento integral da mesma.
  • O professor deve manter a rotina constante e previsível: uma criança com tdah necessita de um meio estruturado que tenha normas e regram claramente estabelecidas e que estabeleça limites ao seu comportamento, pois ela tem dificuldades de gerar sozinha essa estruturação e esse controle.
  • Criança com tdah necessita de um nível mais alto de estimulação para produzir melhor, mas se o estímulo for exagerado, ela irá tornar-se super estimulada, o que é ruim. Assim, embora as rotinas sejam necessárias, é interessante eventualmente introduzir novidades, desde que isso seja feito com preparo prévio evite improvisações.
  • O professor deve fazer uma sondagem com observações minuciosas para descobrir a melhor forma de utilização do material ou a melhor adaptação do conteúdo para o aluno com tdah e fazê-la de forma bastante flexível. Em algumas circunstancias, por exemplo, quando a criança está muito entediada e irritada, o professor deve saber rever sua posição, mas de forma calma e positiva. Embora o objetivo seja permanecer sentado a maior parte do tempo, o professor pode eventualmente ignorar algumas vezes em que se levanta inadequadamente ou até mesmo permitir um passeio fora da sala de aula em um dia particularmente difícil para o aluno.
  • Professor, em alguns casos pode ser necessário olhar todos os dias a mochila da criança, verificando se os deveres de casa foram trazidos e realizados, se a criança organizou a agenda de forma adequada e ou fizer anotações para os pais, já que sabemos da importância de se manter uma estreita comunicação de professores com os pais para o bom desenvolvimento da criança com tdah. Embora o estudante deva ter total responsabilidade por sua organização pessoal, o professor ideal sabe que há algumas limitações inerentes às crianças com tdah, que necessitam de freqüentes compensações, pois o que pode ser fácil para um aluno comum pode ser extremamente difícil para o aluno com tdah.

Nenhum comentário:

Postar um comentário